Férias escolares no Clube Gaúcho: 4 ideias de brincadeiras infantis!

No mês de julho acontecem as férias escolares, que é o período ideal para a família se unir ainda mais e desfrutar da maior quantidade de tempo disponível das crianças. Mas, apesar de serem legais, os videogames e computadores devem ser deixados de lado para darem lugares às brincadeiras mais tradicionais: as brincadeiras infantis!

A ideia é se desconectar um pouco para se divertir com brincadeiras que utilizem mais o corpo. Além de serem ótimas para a saúde, essas brincadeiras são extremamente fáceis e divertidas, vamos lá?

Alerta cor!
Essa brincadeira é bem simples: alguma pessoa do grupo é designada como “pegador” e os demais serão os “fugitivos”. Com o grupo formado, o pegador grita “Alerta cor!” e os fugitivos respondem “Qual cor?”. O pegador, então, fala uma cor aleatória e todos os fugitivos devem procurar alguma coisa com a cor escolhida para tocar, antes de serem pegos. Se o “pegador” tocar em alguém antes que essa pessoa toque na cor designada, este será o novo “pegador”!

Mãe da rua
Outra brincadeira muito divertida e fácil. Estica-se uma linha ou corda no chão e a “mãe da rua” deverá andar somente sobre ela. Formam-se então, em paralelo com a corda esticada, grupos de pessoas, que deverão atravessar para o outro lado, passando sobre a linha, evitando serem pegos pela “mãe da rua”. Cada pessoa pega faz companhia para a “mãe da rua”, dificultando a passagem dos grupos sobre a linha. O último participante que sobrou e não foi pego pela “mãe da rua”, será o vencedor!

O mestre manda
Parecido com a brincadeira “Alerta cor!”, o “Mestre manda” funciona da seguinte maneira: uma pessoa é designada como “mestre” e dá ordens para seus “comandados” fazerem algo. Por exemplo, o mestre grita “O mestre mandou dar 5 saltos seguidos!”. Aquele que não conseguir obedecer sai da brincadeira, premiando a última pessoa que sobrar.

Queimada
Dois grupos com a mesma quantidade de pessoas são formados, e cada grupo vai para um lado do campo. Com uma bola de borracha ou de pano, os membros de cada grupo precisam acertar seus adversários, que saem da partida ao serem “queimados”, ou seja, tocados pela bola. Ganha o grupo que eliminar o outro primeiro!

Essas brincadeiras são simples de fazer e, além de tudo, são muito divertidas. Aproveite as férias escolares, reúna a família no Clube Gaúcho e desfrute dessas brincadeiras sugeridas. Temos espaço de sobra em nossa Sede Campestre pra você colocar em prática todas essas brincadeiras junto com o seu(s) filho(s). Convide também os sobrinhos, primos e tios para aumentar ainda mais a diversão!