Regulamento

6º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO

CURTA METRAGEM

04 a 06 de setembro de 2018

Realização: Clube Gaúcho – Santo Ângelo – RS

O 6º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO – CURTA METRAGEM é um evento exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival exibe trabalhos finalizados em suportes digitais e tem caráter competitivo e informativo. O Festival incentiva os ganhadores a pleitearem premiações em outros festivais. Além da exibição de filmes, o Festival também promove a cerimônia de premiação. A inscrição de filmes para as competições é gratuita.

Endereço do Clube:

Clube Gaúcho 6º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO – CURTA METRAGEM

Rua Bento Gonçalves, 915, Santo Ângelo, RS – CEP: 98.801-700

Tel: (55) 3313-2463 e 3313-3545.

Informações:  comunicacao@clubegaucho.com.br

REGULAMENTO

Objetivo

O objetivo do Festival é promover a obra audiovisual de curta-metragem e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. O Festival exibirá uma seleção de filmes, selecionados a partir de uma triagem feita pela academia, que  indicará os vencedores em doze categorias: Melhor Filme; Melhor Filme Local; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Música Original; Melhor Direção; Melhor Documentário; Melhor Animação, Melhor Filme Estudantil Ensino Fundamental (4º ao 9º ano), Melhor Filme Estudantil Ensino Médio , Melhor Curtíssimo e Melhor Filme do Júri Popular.

Organização

O Festival de Cinema de Santo Ângelo – Curta Metragem é organizado pelo Clube Gaúcho.

Período

O 6º FESTIVAL DE CINEMA CLUBE GAÚCHO – CURTA METRAGEM será realizado de 04 a 06 de setembro de 2018.

Inscrição e condições para inscrição de filmes:

  1.  A inscrição é gratuita;
  2. O candidato deverá preencher por completo a ficha de inscrição que está disponível no site www.clubegaucho.com.br de 30 de maio a 03 de agosto
  3. O filme deverá ser enviado através de link válido e senha do VIMEO (desde que habilitado para download), Dropbox, Google Drive, Mega ou We Transfer. Não serão aceitas inscrições com links do Youtube.
  4. O Tempo de duração dos filmes de curta metragem deverá ser de no máximo 20 minutos (incluindo os créditos) e os de curtíssima metragem de 3 minutos. Filmes da categoria estudantil devem ser inscritos diretamente como CURTA METRAGEM, indiferente do tempo mínimo, desde que não ultrapasse o tempo máximo indicado neste regulamento;
  5. Os filmes deverão respeitar a classificação indicativa de 12 anos, para exibição ao público do Festival;
  6. Filmes que não respeitem a classificação indicativa de 12 anos e/ou fizerem apologia ao sexo ou uso de drogas estarão automaticamente desclassificados;
  7. Com a autorização do candidato, todas as informações presentes na ficha de inscrição dos filmes selecionados, assim como a totalidade da obra audiovisual, poderão ser publicadas e exibidas, tanto publicamente como também através da página do Clube Gaúcho nas mídias digitais;
  8. Os filmes enviados para a seleção serão gravados e passarão a fazer parte do acervo do Festival, podendo ser utilizados somente para fins culturais ou de pesquisa, sem objetivos comerciais. Os realizadores/produtores não poderão recuperar as cópias das obras enviadas;
  9. Só serão aceitas inscrições feitas até 23h59 do dia 10 de agosto através do site do Clube Gaúcho

Condições gerais

  1. a. Serão selecionados cerca de 15 filmes para compor a mostra do Festival, sendo reservados de 3 a 4 para categoria local e o restante da categoria geral.
  2. b. A lista de filmes selecionados será divulgada oficialmente a partir do dia 19 de agosto de 2018 através do site www.clubegaucho.com.br, da fan page do Clube Gaúcho no Facebook e por e-mail.
  3. c. Os filmes que irão compor a Mostra do Festival deverão seguir critérios de qualidade artística, técnica e ser preferencialmente inéditos no Rio Grande do Sul. No entanto, o ineditismo não será um quesito eliminatório;
  4. d. Poderá ser solicitada a participação dos competidores nas ações de divulgação do Festival, bem como em entrevistas e fotos.

Júri

O júri será composto por profissionais de cinema, teatro, música, fotografia, letras, edição e cultura, convidados pela organização do Festival, que decidirão os prêmios relacionados abaixo. A decisão do júri é suprema e autônoma.

Premiação e especificações

O Festival concederá como prêmio aos vencedores a estatueta cisne de ouro. No caso do não comparecimento para a data de entrega da premiação, é preciso avisar a comissão organizadora com até 3 dias de antecedência. As despesas com envio do troféu ficarão a cargo do premiado.

As categorias que serão premiadas são as seguintes:

Melhor Filme

A Academia premia a melhor produção das inscritas e indicadas, indiferente da categoria inscrita

Melhor Filme Local

A Academia premia a melhor produção das inscritas e indicadas exclusivamente onde os produtores e atores principais sejam nascidos e/ou radicados no município de Santo Ângelo/RS.

Melhor Ator e Melhor Atriz

A Academia premia os melhores artistas que tenham performances em papéis principais, ou seja, aqueles que encarnaram personagens com maior participação na trama.

Melhor Diretor

A Academia premia o melhor diretor que melhor transformar um roteiro em filme, o que inclui orientar os atores e escolher a maneira mais atraente de contar uma história. Também é avaliada sua direção na edição e montagem do filme. Enfim, toda a direção, tanto de edição como de arte.

Melhor Roteiro

A Academia premia a melhor obra escrita exclusivamente para se tornar um determinado filme de cinema ou qualquer história que não foi originalmente concebida para a tela grande, como por exemplo aquelas transplantadas de livros, mas que tenham um roteiro, ou uma trama, ou história bem bolada.

Melhor Música Original

A Academia premia a melhor música composta para um filme específico. Mas, nessa categoria, é preciso que a canção conte com letra e um intérprete vocal.

Melhor Fotografia

A Academia premia a produção que melhor englobar todos os elementos visuais que compõe um filme, entre eles: lentes a serem usadas, tipo de película das câmeras, iluminação do cenário e enquadramento dentro do set.

Melhor Documentário

A Academia premia a melhor obra de caráter exclusivamente documental.

Melhor Animação

A Academia premia como melhor animação a produção que se enquadre em qualquer estilo de animações como desenhos animados, bonecos, fotos ou ainda animação computadorizada.

 

Melhor Filme Estudantil – Ensino Fundamental

A Academia premia como melhor Filme estudantil de alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, a melhor produção das inscritas e indicadas nesta categoria.

Melhor Filme Estudantil – Ensino Médio

A Academia premia como melhor Filme estudantil de alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, a melhor produção das inscritas e indicadas nesta categoria.

Melhor Curtíssima

A Academia premia como melhor filme curtíssimo de até 3 minutos, indiferente da categoria inscrita

Melhor Filme do Júri Popular

O público presente durante a exibição dos filmes premiará através de voto individual a melhor produção.

Exibição

O Clube Gaúcho terá todos os direitos para exibição dos filmes na Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Santo Ângelo – Curta Metragem, bem como para a divulgação do evento.

A inscrição de um filme no Festival implica na plena aceitação deste regulamento.

A CÓPIA APRESENTADA PARA SELEÇÃO FICARÁ PARA ACERVO DO FESTIVAL, PARA FINS EXCLUSIVOS DE CATALOGAÇÃO E PESQUISA CULTURAL.

© 2018 6º Festival de Cinema de Santo Ângelo – Curta Metragem – Todos os direitos reservados.

Realização: Clube Gaúcho – www.clubegaucho.com.br – E-mail: comunicacao@clubegaucho.com.br

Alguns dos Parceiros do Clube Gaúcho

Atendimento

Rua Bento Gonçalves, 915, Santo Ângelo-RS. A secretaria situa-se na lateral do clube, sendo sua entrada pela Rua Marques do Herval.

Telefone:  (55) 3313-2463

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.