Você sabe como surgiu o Dia Mundial do Rock?
Poucas pessoas sabem, mas no dia 13 de Julho de 1985 foi realizado um mega concerto de rock chamado Live Aid, onde vários artistas do rock se apresentaram.
Um irlandês de nome Bob Geldof (humorista e então vocalista do Boomtown Rats), com uma mão do amigo Madge Uri, decidiu fazer um show de rock reunindo alguns músicos conhecidos com o intuito de arrecadar fundos para a população faminta da Etiópia.
O evento foi festejado em dois locais diferentes: Londres, na Inglaterra, com uma platéia aproximadamente 82.000 pessoas, e na Filadélfia, nos EUA para aproximadamente 99.000 pessoas. Em cada local, mais de 20 atrações fizeram dois shows que tiveram grande simbologia e importância mundial, pois além de arrecadar milhões de dólares para a Etiópia e outros países africanos, o concerto também serviu para unir a velha e a nova geração, acabando com as diferenças que haviam se estabelecido com o advento do movimento punk.
O mundo parou para ver os shows que foram transmitidos pela televisão e estima-se que mais de 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido as apresentações ao vivo de bandas como Queen, The Who, Paul McCartney, Led Zeppelin, David Bowie, Elton John, Neil Young, Eric Clapton, Bob Dylan, Mick Jagger, Keith Richards, Dire Straits, Phil Collins, Elvis Costello, Sting B.B King Status Quo, Duran Duran, Sade, Madonna, Black Sabbath, Pretenders, entre outras tantas.
O Live Aid foi tão marcante que Phil Collins disse que o 13 de julho deveria ser, daquele momento em diante, “O Dia Mundial do Rock”. E, por incrível que pareça, o Brasil ainda é o único país que de fato celebra essa data.
Long live Rock’n Roll!