O Clube Gaúcho

O Clube

O Clube Gaúcho, localizado na cidade de Santo Ângelo, estado do rio grande do sul, situado a 442 quilômetros da capital porto alegre, fundado em 02 de fevereiro de 1902, partindo da iniciativa de augusto Leonardo Aalgado guarita e mais 23 abnegados Santo-Angelenses, que totalizaram os 24 associados fundadores do clube.

Sua primeira sede foi instalada na casa denominada chalé dos pinheiro machado em frente à praça que tem o mesmo nome, onde hoje se encontra o colégio Onofre pires.posteriormente em 1919 o clube adquiria um terreno, na esquina da rua Marques do Herval com a Bento Gonçalves onde está sua sede atual. em 1920, sob a presidência do coronel bráulio de oliveira, começava a construção de sua primeira sede social própria.

Depois disso na década de 60, sob administração do presidente Luiz Loureiro Kruel surgiu o projeto de construção de uma nova sede social encomendada ao engenheiro José Carlos Rousselet e ao arquiteto Léo Rockembach. e, embora levando algum tempo, se tornava realidade a nova sede do clube gaúcho, depois denominada “palácio metálico”, que foi concluída em fins de 1967 e permanece a mesma até hoje.
passados alguns anos, com outro projeto pioneiro e também grandioso, o clube gaúcho expandiu suas atividades sociais e em 1985 criou a sede campestre, sob a presidência de João Nicola Medeiros de farias.

Atualmente este centenário clube conta com 118 anos de existência, sendo conduzido por sua diretoria executiva composta pela presidente Marilise Lacroix Voese, vice-presidente social Darcione Spolaor, vice-presidente financeiro Jocelito Zborowski e demais diretores de departamentos. os trabalhos da diretoria executiva são coordenados juntamente com o conselho deliberativo que tem em sua diretoria , como presidente Lauri Vilmar müller, vice-presidente gastão Henrique Weinert, secretário marcos Rogério Melchior, conselho fiscal que é responsável pela análise e aprovação das contas do cg, onde seu representante é adão lago pinto e demais conselheiros.

Contando com uma infraestrutura de qualidade, hoje o clube disponibiliza a seus associados: salões de festas, cabanas e quiosques, campos de futebol, quadras de tênis, quadra de basquete, quadras de vôlei de areia, espaço de spiribol, pista de caminhada, saunas seca e a vapor, hidromassagens, área de lazer com churrasqueiras e diversos eventos onde a diversão e a alegria prevalecem.