O Clube Gaúcho

O Clube

O Clube Gaúcho, localizado na cidade de Santo Ângelo, estado do rio grande do sul, situado a 442 quilômetros da capital Porto Alegre, fundado em 02 de fevereiro de 1902, partindo da iniciativa de Augusto Leonardo Salgado Guarita e mais 23 abnegados Santo-Angelenses, que totalizaram os 24 associados fundadores do clube.

Sua primeira sede foi instalada na casa denominada Chalé dos Pinheiro Machado em frente à praça que tem o mesmo nome, onde hoje se encontra o colégio Onofre Pires, posteriormente em 1919 o clube adquiria um terreno, na esquina da rua Marques do Herval com a Bento Gonçalves onde está sua sede atual, em 1920, sob a presidência do coronel Bráulio de Oliveira, começava a construção de sua primeira sede social própria.

Depois disso na década de 60, sob administração do presidente Luiz Loureiro Kruel surgiu o projeto de construção de uma nova sede social encomendada ao engenheiro José Carlos Rousselet e ao arquiteto Léo Rockembach. e, embora levando algum tempo, se tornava realidade a nova sede do Clube Gaúcho, depois denominada “palácio metálico”, que foi concluída em fins de 1967 e permanece a mesma até hoje.
passados alguns anos, com outro projeto pioneiro e também grandioso, o Clube Gaúcho expandiu suas atividades sociais e em 1985 criou a Sede Campestre, sob a presidência de João Nicola Medeiros de farias.

Atualmente este centenário clube conta com 122 anos de existência, sendo conduzido por sua diretoria executiva composta pela presidente Marilise Lacroix Voese, vice-presidente social Darcione Spolaor, vice-presidente financeiro Augusto Cesar Prestes Motta e demais diretores de departamentos. os trabalhos da diretoria executiva são coordenados juntamente com o conselho deliberativo que tem em sua diretoria, como presidente Lindomar Cristani dos Santos, vice-presidente Amauri Quadros de Lima, secretário Jocelito Zborowski, conselho fiscal que é responsável pela análise e aprovação das contas do CG, onde seu representante é Adão Lago Pinto e demais conselheiros.

Contando com uma infraestrutura de qualidade, hoje o clube disponibiliza a seus associados: salões de festas, cabanas e quiosques, campos de futebol, quadras de tênis, quadra de basquete, quadras de vôlei de areia, quadras de padel, quadras de beach tennis, espaço de spiribol, pista de caminhada, pista de mountain bike, saunas seca e a vapor, hidromassagens, área de lazer com churrasqueiras e diversos eventos onde a diversão e a alegria prevalecem.2