8º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO – CURTA METRAGEM

8º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO – CURTA METRAGEM é um evento Exclusivamente dedicado à exibição e a promoção de Obras Audiovisuais de Curta-Metragem. Foi realizado nos dias 09, 10 e 11/08/2023 pelo Clube Gaúcho, o qual conta com o Financiamento da Lei de Incentivo A Cultura – Pro Cultura RS, tendo como Patrocinadores Postos Santa Terezinha e Minner Comercial Ltda.

O Clube Gaúcho agradece aos patrocinadores, pois foi com o apoio deles que se tornou possível a realização desta edição do festival.

Queremos também agradecer ao Casal Diretor de Projetos do CG, Ricardo e Juliana Roncato, os quais trabalharam em busca de subsídios para encaminhamento do Projeto através da Lei de Incentivo A Cultura (Pro-Cultura);

Bem como aos nossos colaboradores Fernanda e Valdo que se empenharam na Elaboração, Planejamento e Execução deste Projeto através da Lei de Incentivo a Cultura (Pro-Cultura).  Ao Luan pela Produção Gráfica e Marketing, e a todos os demais colaboradores que auxiliaram durante organização e exibições dos filmes.

Em todas as edições, o Festival de Cinema de Santo Ângelo Curta Metragem, presta uma homenagem que demonstra o reconhecimento e a gratidão a personalidades que de alguma forma contribuíram ou contribuem para com o cinema em nossa cidade e região.

Nesta edição, temos a honra e a alegria de termos como nosso Homenageado, o senhor Osmar Veronese.

E para a difícil tarefa de escolher os melhores em cada categoria, o Festival contou com seu corpo de Jurados, que durante vários dias realizaram a triagem, analisaram e avaliaram cada filme com base em critérios técnicos e no Regulamento do Festival.

Como jurados deste Festival, apresentamos:

CLAUS JERKE – Professor de Música;

DAIANA CAMPOS TOLEDO – Fotógrafa Profissional, Proprietária da Exclusiva Fotos;

FERNANDA ETZBERG – Formada em Jornalismo e Produtora Cultural;

HENRIQUE DENIS LUCAS – Artista Multimídia e doutorando em Média Artes, pela Universidade da Beira Interior, em Portugal.

VALDEMIR MACIEL DE OLIVEIRA – Trabalha na organização do Festival desde a 1ª edição e atualmente é o Coordenador do Festival de Cinema.

No total foram 196 filmes inscritos, superando a marca da última edição que teve 188 filmes, dentre os 196 filmes, 28 foram classificados e exibidos neste local distribuídos em 06 sessões, as quais foram realizadas nos dias 09 e 10 de agosto.

Filmes dos estados do DF – GO – PB – PE – RJ – SP – RN – RS – MS.

Os Vencedores do 8º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO CURTA METRAGEM foram:

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR ROTEIRO:

MARÇAL VIANNA – NEGUINHO

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR ANIMAÇÃO:

GERAÇÃO ALPHA

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR CURTÍSSIMO:

UM ENCONTRO CHOCANTE

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR MUSICA ORIGINAL:

EM NOME DO PAI (DUCA DUARTE) – do filme EM NOME DO PAI

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR ESTUDANTIL:

CONTOS ANALÓGICOS DO CENTRO DA CIDADE

Vencedor do CISNE DE OURO de MELHOR FOTOGRAFIA:

BRUNO POLIDOR – EM NOME DO PAI

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR DOCUMENTÁRIO:

ESCLEROSADA NÃO É A VÓ

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR DIRETOR:

MARÇAL VIANNA – NEGUINHO

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR ATOR:

WERNER SCHUNEMANN – EM NOME DO PAI

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR ATRIZ:

JULIANA FRANÇA – NEGUINHO

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR FILME JÚRI POPULAR:

FRAGMENTOS AO VENTO: 1945

Vencedor do CISNE DE OURO de MELHOR FILME LOCAL:

LES MISERÁBLES – EPÍLGUE

Vencedor do CISNE DE OURO como MELHOR FILME:

AS MIL PALAVRAS DE GIACOMO GEREMIA.

Agradecemos aos produtores que inscreveram seus filmes, em especial aos que puderam se fazer presentes neste festival. Desejamos sucesso em suas produções e êxito nos festivais.