Conheça os Benefícios da Sauna para a Saúde!

Utilizar a sauna constantemente ainda é uma prática pouco exercitada por nós, brasileiros. Talvez pelo clima tropical ou por falta de acesso, essa rotina é, certamente, algo que deveríamos inserir em nossas vidas.

Muitos são os benefícios da sauna para a saúde. Além de relaxar o corpo – e por consequência a mente -, ela também age ativamente no corpo humano, trazendo inúmeros benefícios:

• Melhora do fluxo sanguíneo: com o aumento dos batimentos cardíacos, que ficam em torno de 90 por minuto, acontece o aumento do fluxo sanguíneo, que permite que os órgãos trabalhem em sua “potência” ideal;
  • Fortalecimento de glândulas: elas também são diretamente afetadas pelo aumento do fluxo sanguíneo, trabalhando de forma mais eficiente;
  • Vasos capilares: também temos a estimulação dos vasos capilares, que conseguem desempenhar sua função de forma plena. É um excelente incentivo para aquelas pessoas que sofrem com queda de cabelo.

Além disso, a eliminação das toxinas acumuladas ao longo do dia, promovem a desbacterização e assepsia, fazendo com que os poros fiquem limpos, ajudando na prevenção de cravos e espinhas. A eliminação de toxinas também promove o efeito de relaxamento, como veremos a seguir.

A sauna aliada ao exercício físico

Uma das principais vantagens da sauna é em conjunto com os exercícios físicos. Imagine um final de semana com a família, aproveitando a área para prática de esportes do Clube Gaúcho. Após uma corrida de uma hora ou do futebol com as crianças, os músculos do corpo estão cansados, cheios de Ácido Lático. Uma sessão de 30 minutos faz com que o corpo relaxe devido a dissipação do ácido, promovendo uma enorme sensação de prazer.

Relaxar o corpo também alivia o stress acumulado do dia, liberando a mente dos problemas rotineiros e nos deixando, por consequência, prontos para encarar o próximo dia.

Cuidados e dicas

Mas, apesar dos benefícios, é importante tomar alguns cuidados para iniciar a prática da sauna. Mulheres grávidas e crianças devem evita-la, justamente por terem em comum corpos que não estão preparados para o aumento de temperatura – a gestante em si não é o problema, mas sim o bebê em formação.

Diabéticos, pessoas com baixa pressão ou problemas cardíacos também devem evitar o ambiente, bem como pessoas que fizeram consumo de álcool, pois este já promove a desidratação do corpo e essa situação não pode ser aliada da desidratação que a sauna também ocasiona.

A principal dica que devemos seguir é a hidratação constante: assim como em dias de calor intenso, frequentar a sauna também deve ser acompanhado de bastante água para manter o corpo funcionando. Com a grande perda de líquidos e sais minerais através do suor, beber água é um item obrigatório para quem quer iniciar essa prática.

Quer cuidar do corpo com essa rotina simples? Conheça o Clube Gaúcho: além da sauna e área para praticar esportes, o clube possui ampla área de lazer, com churrasqueiras, quiosques e até hidromassagem. Tudo para você melhorar a sua qualidade de vida e também da sua família!