Entenda por que você deve praticar esportes no Inverno

A estação mais fria do ano está se aproximando e com ela chega também o período ideal para praticar esportes. Isso mesmo! O inverno é a estação do ano perfeita para quem quer ajustar a silhueta com exercícios, já que nessa época é quando o corpo humano precisa gastar mais energia para se manter aquecido – inclusive é o período que sentimos mais vontade de comer comidas extremamente calóricas, cuidado!

Aproveitando essa característica do metabolismo, podemos aproveitar para praticar diversos esportes, principalmente os aeróbicos, que exigem mais do corpo. Caminhadas em um ritmo mais intenso, corrida, vôlei e futebol são ótimas pedidas para aproveitar o tempo frio.

Um fator importante, além da queima de calorias, é a liberação da endorfina no corpo, substância que nos dá prazer e retira o estresse. Ou seja, temos uma época perfeita para iniciarmos uma rotina de exercícios – e que deve continuar mesmo com a chegada de épocas mais quentes.

Aumente o ritmo do exercício

Para quem já está acostumado com uma rotina de exercícios, o inverno é uma ótima opção para aumentar a carga física devido à menor exigência corporal. Mas tome muito cuidado ao aumentar drasticamente o esforço, que pode resultar em problemas graves para a saúde – e nunca se esqueça do apoio médico antes de iniciar qualquer esporte.

Aproveite os raios solares

Com o tempo frio há a necessidade do corpo se esquentar. Uma opção interessante é aproveitar para realizar esportes ao ar livre, em horários pouco comuns – como no meio da tarde – que seriam perigosos em estações mais quentes. Além de ajudar o corpo a se manter aquecido, você aproveita para receber os raios solares, fontes de vitamina D e importantes em evitar, ou retardar, o enfraquecimento ósseo, osteoporose em adultos e idosos e a diminuição de cálcio no sangue, por exemplo.

Além do esforço físico

Mas não é só de exercício que o corpo se beneficia nessa época. Se você tiver problemas respiratórios, como bronquite ou sinusites, usar a sauna constantemente é uma ótima pedida, já que as vias aéreas são desobstruídas devido ao calor. Também é possível aliviar contraturas musculares e fibroses. A sauna é muito versátil, mas poucas pessoas sabem de todos seus benefícios. CLIQUE AQUI e conheça todos os seus benefícios.

Se você deseja aproveitar o inverno para se exercitar, uma ótima pedida é aproveitar a sede campestre do Clube Gaúcho. Além dos campos de futebol e da quadra de vôlei, é possível aproveitar a pista de atletismo, e também a sauna, ao final dos exercícios. É uma ótima opção para a família e para cuidar do corpo.