Torneio de Verão Vôlei de Praia

EDIÇÃO 2019

EXCLUSIVO PARA ATLETAS DE SANTO ÂNGELO-RS

1. INSCRIÇÕES
  • Podem se inscrever para participar da competição qualquer atleta pertencente ao município de Santo Ângelo (comprovante de residência em seu nome, título de eleitor ou que comprove ter posse(s) em seu nome no município). Não é necessário ser sócio do Clube Gaúcho.
  • As inscrições deverão ser feitas de 06 a 22 de fevereiro de 2019 diretamente na Secretaria da Sede Campestre do Clube Gaúcho.
  • Apenas serão aceitas inscrições de até 12 duplas masculinas e 12 duplas femininas.
  • Para atletas sócios do Clube Gaúcho não será cobrada taxa de inscrição. Atletas não sócios será cobrada uma taxa de R$ 25,00 por atleta.
  • Não haverá atletas reservas. Em casos excepcionais (lesões) será analisada/permitida pela Comissão Organizadora a substituição de atletas lesionados (devidamente comprovado através de atestado médico) por um atleta que não esteja inscrito na competição.

1. PERÍODO DOS JOGOS

• Os jogos serão realizados no dia 24 de fevereiro de 2019, domingo, na sede Campestre do Clube Gaúcho, com o Congresso Técnico e sorteio dos jogos as 9h e início dos jogos as 9h30. Havendo necessidade de se terminar o torneio em outro dia o mesmo será feito em comum acordo com os participantes em algum dia da semana a noite.

1. FORMA DE DISPUTA E REGRAS

• Na primeira fase os jogos serão dentro das chaves a serem sorteadas durante Congresso Técnico. A partir da segunda fase até a semifinal serão disputados em jogos eliminatórios.
  • Não haverá alterações no carnê de jogos durante a competição exceto se a Comissão Organizadora julgar necessário alguma mudança por condições climáticas ou outro motivo de força maior.

• Na primeira fase os jogos serão disputados em um set único de 21 pontos, com diferença de 2 pontos sendo que a troca de quadra ocorrerá a cada soma de 7 pontos. A partir da segunda fase até a final os jogos serão disputados em 2 sets de 18 pontos com diferença de 2 pontos e troca de quadra a cada soma de 6 pontos e caso seja necessário um terceiro set de desempate de 15 pontos e troca de quadra a cada soma de 5 pontos.
  • O jogo de abertura de cada rodada terá tolerância de atraso de 15 minutos. A partir do segundo jogo haverá tolerância de 5 minutos após o anúncio no sistema de som ou a partir da contagem do árbitro principal da partida.
  • Com exceção da primeira partida de cada quadra as demais não terão aquecimento em quadra. O clube disponibiliza de outras duas quadras oficiais para que sejam feitos os aquecimentos.
  • Para fins de classificação a cada vitória será considerada uma pontuação de 2 pontos e a derrota 1 ponto. Em caso de empate entre duas ou mais equipes durante a fase de classificação serão adotados os seguintes critérios de desempate: confronto direto (somente entre 2 equipes), saldo de pontos e sorteio.
  • Cada equipe terá direito a solicitar um tempo de 30s durante o set para descanso.
  • A competição será disputada conforme as regras oficiais de Vôlei de Praia com algumas alterações previstas neste regulamento.
  • Não existem posições determinadas na quadra, mas a ordem de saque deve ser mantida durante o jogo.
  • Apenas um lançamento para saque é permitido. Não é permitida nenhuma outra tentativa de saque.
  • Os jogadores da equipe sacadora não devem impedir, com barreira, o adversário de ver o jogador no saque ou a trajetória da bola. A pedido do adversário eles devem deslocar-se lateralmente ou abaixar-se.
  • O contato do bloqueio será considerado como um toque da equipe conforme as regras do Vôlei de Praia.
  • Um jogador não pode completar um ataque usando a “largada” de mão aberta direcionando a bola com os dedos.
  • Será considerada falta de ataque quando o jogador completar um ataque usando o “toque” e este não tem a trajetória perpendicular dos ombros. Exceto quando a bola é levantada para seu companheiro de equipe (regra 13.2.5 COBRAV)
  • Não há linha de ataque. Os jogadores podem atacar ou bloquear de qualquer parte da área de jogo.
  • Não há linha central. Os jogadores podem entrar no espaço do adversário, quadra e/ou zona livre, desde que não interfira no jogo do adversário.
  • As demais regras serão as oficiais de modalidade.

1. PREMIAÇÃO

• Serão premiadas as 3 primeiras duplas de cada disputa com medalhas individuais para cada atleta.
  • As duplas, primeiro e segunda colocadas tanto do masculino como feminino ganharão de premiação cada atleta um passaporte não nominal para o Carnaval do Clube Gaúcho.

• A primeira colocada de duplas masculino e a primeira colocada de duplas feminino garantirão vaga no Circuito Verão SESC de Esportes a ser disputado na cidade de Torres-RS em março de 2019, representando o município e a Unidade do SESC Santo Ângelo na final da competição Estadual conforme regulamento do Sistema Fecomércio RS SESC.

1. DOS ASPECTOS DISCIPLINARES

• Todo e qualquer atleta que promover alguma conduta e atitudes antidesportivas perante os participantes do evento (atletas e organização), que venha a interferir direta ou indiretamente no andamento do Evento, estará sujeito a não participar dos jogos seguintes ou até mesmo ser excluído da competição.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

• O Clube Gaúcho e o Sistema Fecomércio RS SESC consideram todo atleta inscrito no torneio em perfeitas condições físicas e mentais, não se responsabilizando por acidentes, danos pessoais ou materiais, próprios ou a terceiros, antes, durante ou depois dos jogos. Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora formada pelo Clube Gaúcho e Sistema Fecomércio RS SESC